Ciclo de Palestras

O Município de Viradouro se fez presente no Ciclo de Palestras "O Papel do Voluntariado na Assistência à População", sendo representado pela Secretária Municipal de Assistência Social, Vânia Eduarda Bocalete Pontes Gestal, a Assistente Social do CRAS Gisele Cristina Rui e a Assistente Social da Secretaria de Assistência Social e APAE de Viradouro Simone Sossolote Zacarone.

O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, por intermédio da Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e da Coordenadoria de Ação Social, em parceria com a Secretaria da Casa Militar, por meio da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

As palestras aconteceram no dia 28 de agosto de 2019, no Auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em São Paulo - SP.

Palestrantes:

Sra. Secretária de Estado de Desenvolvimento Social Célia Parnes; Sr. Secretário Executivo, de Desenvolvimento Social Paulo Mathias; Sra. Chefe de Gabinete de Desenvolvimento Social Paola Forjaz; Sra. Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência Célia Leão; Sr. Secretário-Chefe, da Casa Militar e Coordenador da Defesa Civil - Coronel Walter Nyakas Junior; Sra. Capitão Aline Betânia Ribeiro de Mattos Carvalho;  Sr. Capitão Felipe Maciel do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e Coordenador da rede de voluntários no desastre de Brumadinho - MG; Sra. Simone Cristina de Melo Bompani Malandrino - Coordenadora Ação Social;  Sr. Tiago Seballo - Cruz Vermelha Brasileira - Coordenador de Gestão de Risco e Desastre.

Assuntos em destaque no evento:

Foi lançado o Programa Frente Voluntária, que irá capacitar cidadãos para atuar sem remuneração em ações de assistência humanitária, como campanhas de doações, operações de inverno, acolhimento a pessoas vulneráveis e vítimas de calamidades e emergências públicas.

O primeiro tema discutido foi “O Voluntariado em Ações de Assistência Humanitária”, pela Coordenadora de Ação Social (CAS) da Secretaria de Desenvolvimento Social, Simone Cristina de Melo Bompani Malandrino.
Em seguida, a Capitão Aline Betânia de Mattos Carvalho Signorelli, da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC/SP) / Divisão de Preparação de Defesa Civil do Estado de São Paulo, falou sobre o Centro de Voluntariado da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Foram transmitidos também vídeos com mensagens dos Governadores de Minas Gerais, Romeu Zema, e de São Paulo, João Doria.

Durante o evento, foi anunciada a programação dos cursos a serem ministrados para as pessoas que querem participar do Programa Frente Voluntária. Haverá uma análise do perfil do candidato, que depois de aprovado, passará pelo curso de capacitação e formação de voluntariado.

Importância do trabalho voluntário:

“O trabalho voluntário traz diversos benefícios, tanto para quem se dedica a alguma causa como para quem o recebe”.  A afirmação é de uma pessoa pública que tem larga experiência na área. A Secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Célia Parnes, que durante 34 anos trabalhou como voluntária de uma importante instituição em São Paulo: a Unibes (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social).

“Quem pratica o trabalho voluntário sai da sua zona de conforto, acaba mudando as suas atitudes, pois a pessoa consegue arranjar um tempo da sua vida para ajudar o próximo, a comunidade. É um trabalho sem remuneração e que nos faz olhar o mundo de outra forma, contribuindo para termos uma sociedade melhor, mais justa e mais solidária”, observou a Secretária.

Célia Parnes ainda destacou que o trabalho voluntário é extremamente valorizado em outros países. E é uma ação que também ajuda a melhorar o networking de quem o pratica. O Brasil está entre os 10 países com maior número de voluntários!

De: Assessoria de Comunicação e Imprensa/Secretaria de Assistência Social