Projeto Recicla e Ação

Na manhã de sábado, dia 08/12, nas dependências do Centro Cultural, ocorreu o sorteio de prêmios do Projeto Recicla&ação, referente ao 2º semestre de 2018 (brindes e uma bicicleta).

O evento contou com a presença de alunos, pais de alunos,  professores, diretores e coordenadores das escolas municipais, bem como da equipe da Secretaria de Educação e do Projeto Viraverde. O coordenador do projeto Recicla & Ação comentou sobre as causas da poluição ambiental focando três princípios básicos: Conservação do solo, Recursos Hídricos e Poluição Atmosférica. Foram abordadas as causas prováveis e o que fazer para mitigar esse problema.

Em seguida, as Unidades Escolares, apresentaram trabalhos desenvolvidos com materiais recicláveis, cada Unidade foi representada por um educador ou grupo de alunos que, comentaram sobre a elaboração do trabalho. Durante o evento, foram sorteados vários brindes doados por parceiros do projeto, aos quais dedicamos nosso agradecimento: Vereadores: Eder , Julimar e Paraná, Empresas: Bio Collect, Felipe Ferragens, Catânio Visual, Santiago Transportes e  Auto Posto GS do Gibi e Sonrisal. No final foi sorteada uma bicicleta doada pelo Sr: José Renato Pereira e família.

Como indivíduos, precisamos nos envolver na etapa que nos compete, que é a separação dos nossos resíduos para a coleta seletiva, procedimento fundamental para a obtenção de um produto reciclado tão bom quanto o original. Se fizermos a separação eficaz em casa, no nosso trabalho, em nossa comunidade, teremos os seguintes benefícios:

– Uma quantidade menor de resíduos irá para aterros e lixões. Estes então terão seu tempo de vida aumentado;
– Resíduos descartados corretamente não contaminam o solo e as águas;
– Resíduos descartados corretamente ajudam na limpeza e higiene das cidades;
– A coleta seletiva adequada facilita o processo, barateando o custo dos reciclados;
– Reciclagem retarda a escassez de matérias-primas virgens;
– Reciclagem  economiza energia elétrica;
– Reciclagem proporciona geração de riqueza;
– Reciclagem propicia a geração de inúmeros empregos.

Convencido?

Então comece a destinar corretamente seus resíduos para a coleta seletiva.
Queremos agradecer a todos os envolvidos direta e indiretamente, contribuíram para que o nosso trabalho fosse realizado com perfeição.
Que nas próximas etapas, as Unidades Escolares, continuem engajadas no processo , para que, tenhamos um ambiente saudável e uma adequada qualidade de vida!

14/12/2018

Projeto Recicla e Ação