Impressão da postagem 10ª Conferência Municipal de Assistência Social

  Reimprimir Postagem
10ª Conferência Municipal de Assistência Social

Na última terça-feira (11/7) foi realizada na Câmara Municipal de Viradouro a X Conferência Municipal de Assistência Social onde foi debatido o tema - DIREITOS NO FORTALECIMENTO DO SUAS – Sistema Único de Assistência Social -  em parceria com a Prefeitura de Viradouro e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

O evento contou com a participação do Prefeito Cal Ribeiro, Vice-Prefeito Natal Lopes, Presidente do CMAS Tatiane Zacarone, Diretora da Promoção Social Heloisa Tia Lú, Gestora da Promoção Social Vânia Pontes Gestal, Secretária de Educação Valéria Rocha Mantelli, Secretária de Saúde Aline Pereira Bidóia, Coordenadora Interina do CRAS Priscila Nadalim, Presidente do Conselho Municipal do Idosos Carlos da Liberdade, Presidente do CMDCA Viviane Aguiar, Presidente do Conselho de Segurança Geraldo Aguiar Rocha, a Secretária Executiva do CMAS Daniela Nacamura, entre diversos diretores e coordenadores das nossas escolas municipais, diversos representantes dos PSFs, representantes do organização civil organizada, a Assistente Social do Lar Central Ana Paula e a Assistente Social da APAE Simone Zacarone.

 

O CMAS teve uma participação muito importante na Conferencia, em especial no processo de implementação do SUAS, vez que além de inscrever, registrar e orientar entidades deliberar sobre o orçamento municipal na área de assistência social, também acompanham e deliberam quanto a prestação de serviços de natureza pública e privada. Portanto o CMAS é com certeza um instrumento fundamental do processo da democracia fazendo a diferença na Conferencia que é um momento de fortalecimento da participação popular e controle social.

Para a Divisão Municipal de Promoção e Assistência Social a Conferencia foi a oportunidade de apresentar um relato de que, nestes primeiros seis meses da nova administração, os avanços são significativos em termos de funcionamento da pasta. Nesse período foram reordenado os serviços, implantado projetos e programas. Foram realizados repasses às entidades sociais num patamar totalmente justo para a eficácia do trabalho em parceria.

Destacou que pela primeira vez na assistência social em Viradouro, foi realizada pré conferencia com a participação ativa dos usuários no CRAS, sendo que os usuários foram ouvidos e ainda foi aplicado um questionário para avaliar as conquistas da assistência Social e, a partir disso, avaliar os serviços que precisam ser melhorados e fortalecidos, garantindo a continuidade do que foi aceito pela comunidade e fez a diferença na vida de cada usuário. Além disso, serão analisadas as propostas de ampliação e implementação de outros serviços.

Durante a X Conferência Municipal de Assistência Social foram eleitos delegados para participação na Conferência Estadual, sendo eleita pela assembléia Delegada Titular para representar Viradouro Vânia Pontes Gestal e suplentes Carlos Rodrigues de Oliveira e Simone do Carmo Sossolote Zacarone.

 

ADMINISTRAÇÃO 2017 - 2020
Unidos pelo trabalho, confiantes no futuro.