Eleição do Conselho Municipal de Assistência Social

Aconteceu no dia 07 de março de 2019, nas dependências da Câmara Municipal de Viradouro a eleição descentralizada dos representantes da sociedade civil, para integrarem o CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social Biênio 2019/2020.

Para o pleito foram convocados os usuários da assistência social, entidades prestadoras de serviços na área de assistência social, entidades sociais e trabalhadores de assistência social, devidamente registrados no Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS no âmbito do município de Viradouro.

A eleição foi realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS e entidades Sociais, com a participação: Prefeito Cal Ribeiro, Presidente do Fundo Social de Solidariedade a Primeira Dama Teresa, Presidente da Câmara Municipal vereador Marquinho Morasco, Secretária Municipal de Assistência Social Vânia Pontes Gestal, Coordenadora do CRAS Viviane Aguiar, Presidente do CMDCA Maria Teresa Belons, Presidente do CMAS Biênio 2017/2018 Tatiane Zacharias, Presidente do Conselho Municipal do Idoso Carlos R. Oliveira e representantes das entidades Centro de Convivência do Idoso CCI – Saber Viver Roberto Fuad Salim, APAE de Viradouro e Lar Central Nossa Senhora Aparecida.

Eleitos:

-> Representantes do Poder Público: Secretaria Municipal de Assistência Social: Titular Silvana Maria Zucolotto Padula e Suplente: Gisele Cristina Rui; Secretaria Municipal de Educação: Titular: Márcia Cristina Munhoz e Suplente: Mariângela Forciniti; Secretária Municipal de Saúde: Titular: Cristiane Regina Grella Raimundo e Suplente: Jucélia Aparecida Dalbem; Seção Municipal de Finanças e Orçamento: Titular: Eliana de Cassia Galão C. Silveira e Suplente: Ana Claudia Bagatin; Seção Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo Titular: Vanessa Caldeira Zucoloto Nacamura e Suplente Jorge Luiz Fernandes.

-> Representantes da Sociedade Civil, Um Representante dos Usuários da Assistência Social: Titular Erica Rosa de Jesus, Suplente: Elisangela dos Santos Corrêa; Dois Representantes de Entidades Sociais: Centro de Convivência do Idoso CCI Saber Viver Roberto Fuad Salim: Titular: Regina Bergamini de Oliveira e Suplente: Leonir Aparecida Lenhari e Representantes da APAE: Titular: Luciana Mira de Assumpção Galvão e Suplente: Maira Fernanda Milani; Dois Representantes dos Trabalhadores da Assistência Social: Titular : Ana Paula Leme Beluzzo, Assistente Social do Lar Central Nossa Senhora Aparecida e Suplente: Kenia Kelly Dalbem Câmara e Titular Simone do Carmo Sossolote carone, Assistente Social da APAE e Suplente: Joelma Donizete Guideroli.

O Prefeito Cal Ribeiro agradeceu o trabalho realizado pelos membros do CMAS 2017/2018 e deu as boas-vindas aos membros eleitos Biênio 2019/2020. Falou da importância do trabalho realizado pelas entidades sociais parceiras, Lar Central (Asilo), CCI Saber Viver e APAE, anunciou que serão assinados Termos de Colaboração com repasses de recursos financeiros no dia 15/03/2019, às 14 horas, em seu gabinete. Parabenizou a diretoria que deixa o cargo, desejando êxito aos novos conselheiros, ao mesmo tempo em que se colocou à disposição. Disse o quanto é importante os membros cumprirem os seus mandatos com sabedoria, além de contribuírem para que os recursos públicos aplicados possam ser eficazes, para que cada vez mais, as Famílias possam sair da situação de vulnerabilidade Social.

A Primeira Dama Teresa, agradeceu o trabalho realizado pelos membros do CMAS 2017/2018, sendo que falou da importância do trabalho social nas políticas públicas e desejou sucesso, engajamento e comprometimento para os eleitos Biênio 2019/2020.

Também fez uso da palavra o Presidente da Câmara, vereador Marquinho Morasco que elogiou o trabalho dos CMAS gestão 2017/2018 e parabenizou os eleitos Biênio 2019/2020, desejando sucesso e colocou a Câmara Municipal a disposição de todos.

É importante destacar que o Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS é um órgão que reúne representantes do governo e da sociedade civil para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços sociais públicos e privados no Município.

Algumas das responsabilidades dos conselheiros do CMAS: Aprovar, acompanhar e controlar a Política de Assistência Social, de acordo com as prioridades estabelecidas pelas Conferências de Assistência Social; Inscrever e fiscalizar as entidades e organizações de assistência social no âmbito municipal; Atuar na formulação de estratégias, controle e avaliação na execução da Política de Assistência Social; Garantir as condições de acesso da população à Assistência Social; Apreciar e aprovar a proposta orçamentária na área de Assistência Social.

Após o processo de eleição ficou assim formado o CMAS – Biênio 2.019/2.020:

- Presidente: Ana Paula Leme Beluzzo
- Vice-Presidente: Luciana Mira de Assumpção Galvão
- Membros: Silvana Maria Zucolotto Padula, Márcia Cristina Munhoz; Cristiane Regina Grella Raimundo, Eliana de Cassia Galão C. Silveira, Vanessa Caldeira Zucoloto Nacamura, Erica Rosa de Jesus, Regina Bergamini de Oliveira, e Simone do Carmo Sossolote Zacarone

14/03/2019

Eleição do Conselho Municipal de Assistência Social