COMTUR - Conselho Municipal de Turismo.

O COMTUR foi constituído em Viradouro nesta segunda-feira, 14 de maio, através de plenária realizada na Câmara Municipal e conta com a participação de diversos representantes:

-> representantes da Administração Pública: turismo, cultura, educação, meio ambiente, esporte e lazer e gabinete. 

-> Representantes da sociedade civil: imprensa/comunicação, Aciav, artista plástico, associação dos pescadores, hospedagem, restaurante, bares e similares, associação princesinha do rio pardo, comércio local, eventos, atrativos turísticos.

-> Representantes do Poder Público: vereadores, polícia militar e polícia civil.

A criação do Conselho é uma das metas do Plano Municipal de Interesse Turístico que está sendo desenvolvido no Município (ação inédita) com o objetivo de colocar Viradouro na rota do turismo no Estado como "Município de Interesse Turístico - MIT".

Com isto, tornar o Município apto a receber verbas Estaduais e Federais para o fomento do turismo na cidade.

 

O que é o COMTUR?

O COMTUR, dada a sua característica de Conselho Municipal, é uma instância de planejamento participativo nas gestões locais, sendo constituído como um fórum deliberativo no tema turismo.

Missão do COMTUR

Consolidar parcerias e proporcionar, através de suas ações, o envolvimento e o comprometimento dos mais variados setores sócio-econômicos do município no fomento da atividade turística.

Qual a função do COMTUR?

1 -Coordenar, incentivar e promover o Turismo no município.
2 - Propor à Administração Municipal e à sociedade civil medidas de difusão e amparo ao Turismo em colaboração com órgãos e entidades oficiais especializadas;
3 - Promover a articulação de toda a sociedade através de campanhas que propiciem a transformação de cada cidadão em agente da imagem turística e defensor do patrimônio cultural e ambiental do município;
4 - Estimular as atividades culturais e turísticas no município

Qual a sua importância?

A importância do COMTUR está na sua condição de fórum deliberativo para o fomento do turismo. Como tal deve estar comprometido com a busca do equilíbrio entre a preservação cultural e ambiental e o desenvolvimento das suas potencialidades, de modo que a atividade turística possa ser capitalizada com base na sustentabilidade.

Como é formado o COMTUR?

O primeiro passo para a formação do COMTUR é a convocação da comunidade para participar da plenária de constituição do Conselho.

Nesta plenária, haverá inicialmente, uma palestra proferida por um consultor do Programa de Turismo, a fim de esclarecer o processo de formação do COMTUR.

A partir daí, os segmentos do município presentes na reunião serão identificados pelo consultor, que agirá da seguinte forma:
Cada grupo irá contar com um determinado período para se reunir e definir uma indicação de um membro titular e um suplente para pleitear a vaga no COMTUR.

Todas as reuniões devem ser registradas em ata.

Os representantes indicados se apresentarão ao Prefeito Municipal, que em outra plenária, dará posse aos membros do COMTUR.

As pessoas que se disporem a fazer parte do COMTUR devem ter em mente sua responsabilidade enquanto membro de um fórum deliberativo para o fomento do turismo, a maior indústria da atualidade e com maior potencial de crescimento no mundo.

Administração 2017-2020
Unidos pelo trabalho, confiantes no futuro.

16/05/2018

COMTUR - Conselho Municipal de Turismo
COMTUR - Conselho Municipal de Turismo
COMTUR - Conselho Municipal de Turismo
COMTUR - Conselho Municipal de Turismo
COMTUR - Conselho Municipal de Turismo

Comentários

Indique para um amigo

Use este formulário para indicar esta postagem para um amigo.

Mais notícias