7ª Conferência Municipal de Saúde

A sétima Conferência Municipal de Saúde, realizada na última segunda – feira (31/7) nas dependências da NIMEF José Rodrigues Bento, faz parte do processo de consolidação do SUS, um processo continuo e dinâmico, que visa promover a participação da população nas decisões no âmbito da saúde, que irão refletir diretamente na qualidade do atendimento que é prestado aos nossos munícipes.

As conferências de saúde são espaços para debates construtivos em relação a nossa política pública de saúde, é onde a população define, junto com o gestor, as ações que serão tomadas.

Durante o evento foram eleitos os novos Conselheiros Municipais de Saúde, formado com 50% de usuários do SUS, 25% de trabalhadores do SUS e 25% de representantes do governo e de prestadores de serviços para um mandato de dois anos. Os conselheiros de saúde possuem um poder e uma responsabilidade imensa nas decisões que serão tomadas na saúde do nosso município e serão nos próximos dois anos representantes da comunidade na gestão da saúde pública municipal.

Conforme Portaria SMSVIR 0016 de 04 de julho de 2017, foi realizada a leitura do Regimento Interno  da VII (sétima) Conferência Municipal de Saúde, onde o mesmo foi colocado em aprovação e aprovado por unanimidade pelos presentes.

O Professor Dr Wilson Mestriner Junior, fez uma explanação sobre o tema: “A Atenção Básica como ordenadora no cuidado nas redes de atenção” e em seguida a plenária foi dividida em três grupos e cada grupo discutiu um tema diferente: (1) Processo de trabalho na atenção básica, (2) Referência e contra referência e (3) Participação social, onde foram apresentadas propostas e colocadas em discussão.

“A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde e da Comissão Organizadora agradecem a todos os presentes pela participação. A nossa VII (sétima) Conferência Municipal de Saúde foi muito proveitosa, e com toda a certeza trará muitos benefícios ao longo dos próximos anos, melhorando ainda mais a qualidade do nosso atendimento e da saúde da nossa população Viradourense” Aline Bidóia (Secretária de Saúde)

02/08/2017

Conselho Municipal de Saúde